quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Retrospectiva

Diario de bordo: outubro de 2008.
Um ano! Puxa, como passa rapido... parece que foi ontem quando cheguei no aeroporto de Nova Deli toda perdida para recuperar minha bagagem e tentando encontrar o motorista que iria me levar ate o ICGEB. Quando sai da porta de desembarque, lembro que me deparei com uma multidao que se atropelava para mostrar, cada um, a sua plaquinha que indicava o nome de um “gringo” ou empresa de turismo. A cena, sem brincadeira, era assustadora... me senti num filme de terror. E, naquele sufoco, tive que passar duas ou tres vezes pelo corredor polones de plaquinhas (empurrando um carrinho com duas grandes e pesadas malas, diga-se de passagem) ate encontrar o meu nome... “Petricia Pellegrini”, soh pode ser eu! Meu primeiro impulso foi pular no pescoco do rapaz que segurava a plaquinha com meu nome e gritar “Me tira daqui!”, mas o instinto fugitivo foi logo repelido, pois o rapaz era tao magrelinho e raquitico que, se eu pulasse, iria quebra-lo em pequenos ossinhos magricelas. E realmente, alem de magricela, ele era fraquinho... mal conseguia levar a minha bagagem ate o carro (isso porque tinha rodinhas...). Eu mesma tive que tomar a iniciativa de leva-las, senao ele morreria no meio do caminho. E como ele tambem era o motorista, nao poderia deixa-lo morrer, afinal, ja era meia-noite e, alem de cansada e com fome, eu estava doida por um banho. Quando chegamos ao carro, foi a gloria! Malas para dentro, Patricia para dentro e vamos embora! Nao sei qual o nivel das aulas de geografia aqui na India, mas o motorista, de repente, comecou a puxar papo comigo em hindi... depois de 15 minutos falando “I dont speak hindi”, ele entendeu que deveria mudar de idioma, ou a conversa nao iria para frente... se eh que havia alguma conversa ate o momento. Mas nao adiantou muito... utilizando o ingles mais macarronico que ja presenciei em minha vida, plus advanced sutaque tipicamente indiano,o motorista comecou a me fazer perguntas uma atras da outra, mas a unica coisa que consegui entender foi “ICGEB”... “Yes, ICGEB!”, respondi. Ufa, pelo menos ele esta me levando para o lugar certo...
E doze meses depois, ja estou craque no ingles indiano. Alem de entender e saber interpretar cada palavra em ingles que eles falam (que eh bem diferente do ingles falado em qualquer outra parte do planeta), ja sou capaz de pronunciar as palavrar com uma fluencia tipica indiana! Sim, pois o ingles daqui eh uma mistura de hindi, ingles, e algumas travadas na lingua que, ao final, vira um idioma completamente diferente. Precisarei de um curso intensivo de ingles nos Estados Unidos quando eu for embora da India, para poder adquirir o ingles propriamente dito... novamente...
Eh... doze meses que mudaram muito a minha vida... muito habitos tiveram que ser mudados, alguns comportamentos modificados, mas tudo foi aprendizado. E melhor, terei muitas, muitas boas lembrancas guardadas, muitas estorias para contar, muitos momentos que estarao presentes para sempre no meu dia-a-dia. Assim, posso dizer que aprendi muitas coisas,dentre elas:
- Aprendi a comer com as maos, sem que isso fosse uma atitude anti-higienica;
- aprendi que comida apimentada por ser uma delicia, especialmente quando se esta comendo com as maos;
P.S.: lave bastante as maos, caso queira ir ao banheiro ou cocar o olho durante a refeicao...
- aprendi a tomar banho de balde, e a economizar agua (ja que a agua nao fica jorrando do choveiro durante o tempo todo do banho); aprendi que, as vezes a agua pode acabar quando estamos completamente ensaboados, e que isso nao eh bom...
- aprendi que nao existem posses, o que eh meu eh seu, o que eh seu eh meu e, o que eh nosso eh de todo mundo!
- aprendi que nunca se esta soh quando se esta na India. Havera sempre alguem para te ajudar, e melhor, sem pedir nada em troca, alem do “Obrigado”;
P.S.: e sempre havera alguem para saber da sua vida, o que voce faz, com quem faz, para onde vai, de onde vem, simplesmente pelo prazer de... fofocar...!
- aprendi que, quando se faz alguma coisa errada no trabalho, deve-se pagar uma prenda dando festas para o pessoal da equipe. E, quando se faz alguma coisa certa no trabalho, deve-se comemorar dando festas para todos;
- aprendi que eh possivel viver feliz e em paz consigo mesmo sem gastar tanto e sem ganhar tanto. Pode-se ser muito mais feliz quando se ganha mais, mas nunca quando se gasta mais...
- aprendi que a solidao pode ser um otimo remedio para tomada de decisoes e solucao de problemas, para conhecimento do proprio eu, para crescimento pessoal e, principalmente, quando se quer comer uma panelada de brigadeiro sem ninguem por perto...
- aprendi que viver em outros paises, principalmente quando a cultura e o estilo de vida sao muito diferentes do pais de origem, eh uma excelente experiencia para quem quer crescer espiritualmente, emocionalmente, profissionalmente e, acima de tudo, como ser humano.

Bom, acho que deu para aprender algumas coisinhas, ne?



3 comentários:

.: PMascarin :. disse...

Legal Patrícia...!

Apóio a idéia... ainda mais se vc postar uns vídeos e fts dos lugares por onde vc tem andado e vivido... =)

abraços,
Pedro.

Patricia Pelegrini disse...

Beleza, Pedro. No proximo mes vou providenciar fotos e videos.
Abracos!

Profa. Anne Winne disse...

Nooooooooossa!!!! Esse comentário é só pra dizer que fiquei até sem comentários diante do que vc escreveu... Parabéns!!!