domingo, 15 de novembro de 2009

Uma nação totalmente dominada

Há dois meses tive a oportunidade de viajar pelo sul da Índia. Aproveitei para conhecer algumas cidades e, especialmente, o litoral. Em minha jornada para a praia, hospedei-me por um dia num hotel em Mahabalipuram. Apesar da cidade ser conhecida pelos vários templos históricos e por ter sido uma das regiões atingidas pelo Tsunami em 2004, o que mais me chamou atenção foi um simples forro de mesa que se encontrava no restaurante do hotel. Ele continha um texto escrito por Lord Marcualays em 1835 (foto acima), durante o domínio inglês sobre a Índia, nas seguintes palavras:
“ Eu tenho viajado por todo o território da Índia e não vi sequer uma pessoa que seja mendigo ou ladrão. Tanta riqueza eu tenho visto neste país, tais como os valores morais, pessoas de tal calibre que eu não creio que nos possamos conquistar este país, não ser que quebremos a ‘espinha dorsal’ desta nação, que é sua heranca espiritual e cultural. Portanto, eu proponho que nós mudemos esse antigo sistema educacional, a sua cultura, pois se os indianos pensarem que o que é estrangeiro e ingles é bom e melhor que o deles, eles perderão sua auto-estima, sua cultura nativa, e se tornarão o que queremos deles, uma nação totalmente dominada”. (Carta de Lord Macualays ao Parlamento Britanico – 02/02/1835)*.
Fiquei imaginando o tamanho mal que os ingleses trouxeram para a Índia e como o método de dominação europeu é maldoso e desumano com as civilizações dominadas. Temos como maior exemplo as tribos indígenas americanas que foram massacradas e extintas por espanhóis e portugueses durante séculos na conquista do território centro-sul do continente. Idiomas e culturas que nunca chegaremos a conhecer desapareceram junto a milhares de pequenas tribos ao longo da América do Sul e Central. Civilizações importantes como os Maias e Incas foram praticamente extintas, restando a nós somente eleger as ruínas das cidades restantes como ‘Maravilhas do Mundo Moderno’. O mesmo ocorreu na Austrália, onde os aborígenes foram massacrados e também quase extintos para que a sociedade inglesa se estabelecesse no local. Na Índia, eles não conseguiram exterminar a população e utilizaram a força do convencimento para ganhar a ‘batalha’. E o que hoje vemos na Índia não é uma Índia original, cheia de culturas e costumes antigos, mas uma Índia mesclada, onde se pode observar pessoas adorando árvores no meio de uma avenida cheia de carros de marcas europeias dirigidos por jovens em mini-saias e tops. Vemos um noivo em trajes típicos montado num cavalo branco em direção ao local do casamento acompanhado por convidados vestindo calças jeans e camiseta polo, cantando “YMCA”. Vemos milhares de mendigos e pedintes na rua e culpamos o governo pela falta de investimento com a população. Vemos sujeira para todos os lados e culpamos os indianos pela falta de educação… Para tudo! Se em 1835, a Índia era um país fértil, rico, limpo e organizado, por que hoje sofremos tanto com a sujeira, a pobreza e a poluição neste país? Será que isso é uma tradição milenar Indiana? Será que eles sempre viveram assim?
Depois do texto de forro-de-mesa que li no restaurante em Mahabalipuram, comecei a estudar mais sobre a história da Índia antes do domínio inglês. E o que se descobre é que a Índia de hoje é exatamente o que os ingleses esperavam obter: uma população extremamente dominada a ponto de largar todas as suas origens, todo o seu caráter, todo o seu orgulho de ser indiano para se transformar numa população mesquinha, ambiciosa, que não se preocupa com o cidadão do lado. Uma população onde os ingleses podem chegar, fazer a festa e deixar a sujeira para os indianos limparem. Mas o que os ingleses não ensinaram aos indianos foi como limpar a sujeira… afinal, ensinar para que, já que a Índia não é mais sua colônia? Agora a Índia é um país independente e tem que aprender a se virar sozinha… sem riquezas, sem normas, sem origens, sem ajuda… e a Índia segue seu caminho, passo a passo bem devagar para restaurar aquilo que os ingleses tiraram dela… isso é Incredible India!

*Texto original em inglês: “I have travelled across the length and breadth of India and I have not seen one person who is beggar, who is a thief. Such wealth I have seen in this country, such moral values, people of such caliber, that I do not think we would ever conquer this country, unless we break the very backbone of this nation, which is her spiritual and cultural heritage and therefore, I propose that we replace her old and ancient education system, her culture, for if the Indians think that all that is foreign and English is good and greater than their own, they will lose their self-esteem, their native culture and they will become what we want them, a truly dominated nation”.
(Lord Macualays address to the British Parliament – 02/02/1835).


3 comentários:

Anônimo disse...

Esse seu texto ficou incrível! Estou mandando esse link pra todos que eu conheço! Bjs!

Anônimo disse...

Como o ser humano pode ser assim tão cruel?
Abç.
Verônica.

Profa. Anne Winne disse...

Pat, vc é o meu orgulho!!! Guria, já pensou em escrever algum livro? Parabéns: o domínio das palavras é todo seu!!!