domingo, 8 de novembro de 2009

Paz e amor


Índia não é cultura, é muita cultura! Quanta coisa não deve ter sido influenciada pela cultura indiana e/ou hinduismo no passado e nem sabemos. Como já mencionei num post anterior, Hitler foi fortemente influenciado pela cultura indiana na luta por sua “causa”, durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns historiadores acreditam que o Cristianismo também teve forte embasamento nas escrituras hinduístas. A santíssima trindade pode ter nascido com base na Trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva (Pai, Filho e Espírito Santo). Outros mais polêmicos descrevem que a vida de Cristo e a de Krishna apresentam tantos fatos semelhantes que chega-se a duvidar se o Jesus da Bíblia realmente existiu ou se é uma versão ocidentalizada da vida de Krishna...
Mas a influência mais recente da cultura indiana (desconsiderando a atual “moda pop-indiana” pós-novela das 8) pode ser vista no movimento hippie, que teve seu momento-chave nas décadas de 60 e 70. Muitos dos participantes do movimento da época eram soldados vindos da Guerra do Vietnã que tiveram contato com a cultura asiática. Os hippies eram contra guerras, desigualdades sociais, materialismo, etc etc etc. Assim, esses soldados trouxeram ao movimento hippie parte da filosofia hindu e budista, como o desapego aos bens materiais, a meditação, o uso de incenso para purificação do ambiente, e principalmente no vestuário, nas saias longas, camisas tingidas e calças boca-de-sino. Quem sabe a liberadade sexual também não sofreu influência do Kamasutra..? A Mandala, figura circular com 3 intervalos iguais, era o principal símbolo do movimento Hippie, tambem trazido dos indianos.
Apesar da Índia continuar sendo um país com culturas e tradições altamente exóticas para nossos olhos, não podemos negar que sempre carregaremos conosco um pouquinho de seus costumes... um pedaco da história ocidental estará sempre ligado às origens e ensinamentos asiáticos.
O que para eles é tradição milenar, para nós sempre será a moda da estação... infelizmente...


Um comentário:

Muriel Pareto disse...

Nossa é verdade! Todo mundo tem algo dos indianos... Muito bom esse post :D

Bjuxx