quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Esperanca

Como diz o ditado budista: "Se vivemos de esperancas, vivemos de movimentos da alma". A palavra esperanca vem do radical ‘spe’ e significa ‘vastidao desdobrada’. O radicao em si (spe) vem do latim e siginifica desdobrar, crescer. Eh o mesmo radical que origina as palavras ‘prospero’ e ‘espaco’. Esperar eh um ato em movimento, nao estacionado, portanto, ocupa um espaco. Esperar eh ansiar por coisas boas, por aquilo que vem a florescer no futuro.
Ja perceberam que em quase todos os idiomas, a palavra ‘esperanca’ tambem eh usada como nome proprio? Em espanhol temos a senora Esperanza, em italiano a signora Speranza, do ingles a Ms. Hope, do hindi Aasha, da Franca tem-se a famosa Elizabeth d’Esperance e ate no Brasil, com a Nossa Senhora da Esperanca. Tentamos carregar a esperanca sempre conosco, nao importa se em nomes proprios, em situacoes, em momentos de duvida. A esperanca eh o que mantem os sonhos vivos, o futuro melhor, a possibilidade de ser ter as questoes respondidas e os problemas resolvidos. Esperanca, aliada ao tempo, cura magoas, doencas, saudades... e nos faz acreditar que tudo pode dar certo.
Creio que a esperanca eh a minha ferramenta principal de sobrevivencia. Sem ela, eu nao teria vindo para a India sozinha, nao teria vivido aqui por dois anos, nao teria aprendido tudo o que aprendi, visitado todos os lugares que visitei, feito as amizades que tenho. Na minha busca por coisas boas, foi mais do que coragem que me trouxe aqui. Foi esperanca. E continuo a esperar por mais coisas boas...

5 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo :-)

Anônimo disse...

Você sumiu!

Anônimo disse...

Deve andar colhendo os frutos da esperança no Brasil.

Indi(a)screet disse...

Saudades de vc Patricia, que pena que vc foi embora da India. Espero que tudo esteja correndo bem ai no Brasil apesas de tanta chuva e deslizamentos.
Nao se esqueca de mim que continuo aqui na terra de Gandhi.
Bjs
Sandra

Indi(a)screet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.