terça-feira, 11 de agosto de 2009

ICGEB

Venho comentando em meus posts sobre o meu local de trabalho, mas nunca realmente falei sobre ele. Pois bem, esse texto será sobre o ICGEB (International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology), que é o lugar onde estou trabalhando aqui na Índia. Sim, vou falar sobre ele porque o considerado um dos lugares mais aprazíveis de se trabalhar.
O Instituto fica no sul de Nova Deli, perto da JNU (Jawaharlal Nehru University), na Avenida Aruna Asaf Ali Marg. É o ultimo Instituto de pesquisa da Avenida, pouco conhecido por muitos, mas muito conhecido no mundo cientifico. Para se chegar ao Prédio principal, temos que andar mais ou menos uns 500m dentro da área do Instituto. A rua é seguida por arvores, cujos galhos formam um grande túnel verde, dando uma sensação de que estamos entrando no Jardim botânico e não, num Instituto de pesquisa. O local todo é preenchido pelo verde. Nem parece que estou em Deli. A arquitetura do prédio também é bem interessante. Não sei explicar como e do que é feito, mas sinto-me entrando num castelo. Do terraço podemos ver do Qtub Minar ate Nehru Place. É o local de reflexão. Quando o trabalho está muito puxado ou quando temos que desenvolver novos experimentos, escrever artigos, etc e tal, é lá que nos refugiamos. Alem da vista ser maravilhosa, muitos aproveitam para admirar as varias espécies de pássaros que sobrevoam o local. O canto dos passarinhos que pousam é muito reconfortante. É também o ponto de encontro para festinhas e happy hours. E quando chove, todos correm para o terraço a fim de admirar a água que cai.
No térreo, perto da cantina, há um jardim onde, exceto no verão (pois o clima está muito quente), as pessoas se reúnem para tomar chá, café ou mesmo passar o tempo conversando. Uma ou duas vezes por ano, os doutorandos se reúnem no jardim para um campeonato de críquete ou badminton.
Aqui não existe horário de trabalho. Na verdade, existe, que é das 09h30minh as 17h30minh, mas só o pessoal da administração o cumpre. Cada um faz seu próprio horário. Tudo depende do experimento a fazer, da vontade em se chegar mais cedo ou sair mais tarde. No mundo da pesquisa, o chefe esta lá para dar conselhos e orientar seus subordinados, mas em geral, é cada um por si. Sou eu que desenvolvo meus experimentos, sou eu que escrevo meus artigos, sou eu que vou atrás dos reagentes que preciso. Não dependo de ninguém e, muitas vezes, nem do meu chefe... Alias, depender do chefe, na minha profissão, significa não ser capaz de ser um bom pesquisador...
A maioria do pessoal sempre trabalha mais do que às 8 horas exigidas... E não reclama. Mas com a paisagem que temos todos os dias, não há quem se estresse por aqui. Sempre há o que fazer, mas tudo no seu tempo. E há espaço para sair e tomar chá, para admirar os pássaros no terraço, para meditação (nossa pausa pessoal do dia-a-dia), para se reunir e contar piadas e para trabalhar, claro. Se quiser vir aos sábados e domingos, será bem vindo. Mas se quiser tirar uma sexta-feira de folga para aproveitar um feriado e viajar, não terá problema. O que importa não é quanto tempo estou despendendo no meu local de trabalho, mas o quanto sou capaz de produzir no período em que estou aqui. Se produzo muito, ganho vantagens. Se não produzo, tenho que ficar aqui ate mostrar algum resultado. Tudo muito justo.
O Instituto também incentiva alunos e funcionários ao esporte e as artes. Um fato raro aqui na Índia. Alem dos campeonatos de críquete, badminton e ping-pong (Ah! Aqui também tem uma sala de ping-pong para o pessoal aliviar o ‘estresse’ durante o horário de trabalho) há também apresentações artisticas freqüentes, onde musicistas e dançarinos mostram o que há de melhor do clássico indiano. Alem disso, temos mostra de filmes americanos (relacionados com a saúde ou o meio ambiente, claro, tal como o filme ‘Filadélfia”) uma vez por mês. E lembrando que normalmente, é no horário de trabalho.
Enfim, quem já trabalhou aqui vai saber que será muito difícil encontrar outro lugar tão agradável. Tanto de estrutura e paisagem, quanto de equipe. Ou vai me dizer que você também pode desfrutar de jardins, chás, trabalho ‘fora de hora’ (no sentido de que você pode trabalhar no horário que quiser) e apresentações culturais frequentemente no seu trabalho?



5 comentários:

Muriel Pareto disse...

Nooossa quem me dera trabalhar em um lugar perfeito como esse!!!
A seleção é muito rigorosa para trabalhar ae?
Parabéns e curta muito esse lugar por nós ;)

Patricia Pelegrini disse...

Oi Muriel! A selecao aqui eh um pouco rigorosa, mas nao impossivel de se conseguir. E pode deixar que vou curtir bastante, sim! rs

Anônimo disse...

Viu só, nem tudo na Índia é pobreza, sujeira,discriminação contra mulheres, enfim, nem tudo é ruim na Índia!!!
Abç.
Verônica.

Anônimo disse...

Muito legal o seu trabalho... bom, eu tenho horários a cumprir, mas mesmo assim estou adorando o meu trampo... meu marido tem horários flexíveis como você, é legal que ele tenta conjugar ao máximo os horários dele com os meus.

Profa. Anne Winne disse...

Uhhhhhh!!! Também ja trabalhei aí (aquela que num quer deixar esse comentário super útil passar... hehe)!
Mas hein, pq nunca fomos a sala de ping-pong???