terça-feira, 14 de julho de 2009

Isso é bom?

Creio que não existem coisas boas ou coisas ruins. Existem coisas boas ou ruins para nós apenas; tudo depende da nossa criação, de nosso hábitos e, principalmente, da nossa capacidade em estarmos abertos a novas experiências. E percebo que, para as pessoas presas a rotina do dia-a-dia, um almoço num restaurante diferente é ruim, o jiló se torna ruim, a carne mal passada se torna ruim, o refrigerante que não é Pepsi ou Coca-cola não é bom. Quem se limita aos próprios hábitos não se atreve a experimentar um passeio diferente, uma viagem a um lugar diferente, uma refeição em horário diferente, um filme ucraniano quem sabe.
Para sair do Brasil e viver na Índia, um pais com hábitos e culturas completamente diferentes, é preciso ultrapassar a barreira do “bom e ruim pra mim” e abraçar o horizonte do “tudo é experiência”. Afinal, o que é ruim para mim pode ser o que há de melhor para outra pessoa. E do que adiantaria cruzar milhares de quilômetros para chegar aqui e não aproveitar nada do que a Índia tem a me oferecer? Nunca gostei de comida apimentada, mas eles adoram. Então deve ter alguma coisa boa nisso, por que não experimentar? Usar roupas coloridas e brilhosas? De acordo com a minha criação, isso é brega, cafona. Mas aqui é moda. Por que não tentar? Quem sabe me sinto mais confortável com essas roupas do que com as que eu usava anteriormente e nem sabia que me incomodavam tanto... Comer com as mãos ao invés de usar talheres, ficar de baixo de uma chuva e me divertir, viajar para os Himalayas com um motorista louco que dirige a 80 km/h numa estradinha a beira de penhascos, dormir sem ar condicionado num clima de 36º C... Para fazer tudo isso não é necessário coragem. Muito menos chega a ser irresponsabilidade ou preguiça. É preciso simplesmente se libertar dos antigos costumes, dos pré-conceitos bobos que criamos não sei por que, e aproveitar o que vier. Em todos os sentidos da palavra. Aproveitar de experimentar, de se divertir, de extravasar. E quem disse que isso não é bom?

2 comentários:

Muriel Pareto disse...

Muito interesante!

Concordo com tudo, penso que as pessoas, o mundo seria um paraíso se não rotularmos tudo de bom ou ruim...

Adoro seu blog bjuxx ;)

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Muito legal. Mas libertar-se de antigos costumes é uma árdua tarefa, exige muita força de vontade. E o resultado compensa!

Beijos