segunda-feira, 30 de março de 2009

Desabafo...

Detesto gente esnobe e egoísta, principalmente quando não sabe o que fala. Pois bem, este post é mais um desabafo do que a descrição de algum acontecimento meu na Índia, mas minha língua já estava cocando e eu precisava extravasar... E já vou avisando que sou tosca, então qualquer comentário bruto será normal de minha parte. Então vamos lá...
Não sei por que brasileiro tem essa mania de ficar esnobando só porque subiu meio degrau na vida. Brasileiro quando está na Europa ou nos Estados Unidos trabalha de garçom, faxineiro, lava pratos e banheiros, e ainda sente orgulho de estar num pais estrangeiro ganhando pouco e trabalhando muito. Mas, brasileiro que vem para a Índia não vem para lavar pratos; de maneira geral, são pessoas com satisfatório poder aquisitivo, que podem usufruir de casas confortáveis, motoristas, hotéis 5 estrelas, etc, etc, etc. Repito, de maneira GERAL, não a totalidade...
Pois bem, de vez em quando ouço comentários negativos sobre a Índia de brasileiros que, creio eu, deveriam conhecer mais sobre o pais de origem antes de soltarem as tais “perolas”. Primeiro, porque o Brasil esta muito longe de ser um pais de primeiro mundo, perfeito e cheirando a Jasmim; segundo, porque nenhuma das criticas vem acompanhadas de soluções... Então por que criticar?
A Índia é um pais pobre? É sim senhor. Tem miséria, favela, mendigo na rua? Tem sim senhor. E o Brasil, é um pais pobre? Tem miséria, favela, mendigo na rua...? Quem nunca viu, por favor, levante a mão que eu saio daqui de Delhi e te levo ao Rio, São Paulo, Recife, Brasília (pode escolher a cidade) para ver uma. Com o agravante de que, no Brasil, você pode não voltar vivo da favela...
A Índia é um pais muito perigoso, sabe. Tem atentado terrorista de quando em quando - é um perigo! As vezes é um homem-bomba, as vezes é só a bomba mesmo que largaram num centro comercial, as vezes perto de um templo hindu... Mas posso sair com meus colares, brincos e anéis nas ruas que ninguém vai chegar com uma arma e apontar para a minha cabeça só para levar uma bijuteria. Posso ficar sentada na porta da minha casa que ninguém vai passar de carro, apontar outra arma na minha cabeça, e levar minha bolsa, assaltar minha casa, me seqüestrar... Posso andar de carro pelas ruas e parar no sinal de transito tranquilamente, porque o maximo que pode acontecer é atrair umas 10 criancinhas para a janela me pedindo dinheiro ou vendendo rosas. Ah! E se eu quiser dar um passeio, posso ficar muito decepcionada, pois não vou ter que me esconder por causa de tiroteios na rua, e muito provavelmente nem vou ficar ferida por causa de balas-perdidas...
Uma dos maiores inconvenientes que estrangeiros passam na Índia é com a sujeira nas ruas. Mas, quem já foi ao centro da cidade do Rio de Janeiro, já passou de carro pela Marginal Tiete, pelos canais de Santos e pelas ruas de Brasília, sabe que a paisagem não é muito diferente da daqui. Ah, é sim! No Brasil temos pichações...
Querem mais? Enquanto o PIB do Brasil foi de cerca de 3% anuais nos últimos três anos, a Índia vem mantendo uma media de 9% anuais, e mesmo com a crise financeira mundial, conseguiu atingir 7%. E olha que aqui são quase 1 bilhão de pessoas para administrar, dar comida, educação, trabalho... No Brasil, somos cerca de 200 milhões e andamos na corda-bamba para manter o mesmo ritmo de crescimento... quer dizer, um crescimento ainda inferior...
Brasil e Índia são, ambos, paises em desenvolvimento; nenhum é perfeito, cada um tem seus defeitos e isso nos confirma que nenhum é melhor ou pior que o outro. Recentemente, li o post do blog de Elaine Rodrigues, onde ela faz um comentário sobre o fato de que, na novela “Caminho das Índias”, Gloria Perez mostra apenas o lado bonito do pais. Recomendo a leitura (http://www.beijonope.blogspot.com/). Como ela cita, “devemos parar de ‘meter o bedelho’ na cultura alheia, a ponto de achar que somos melhores que eles”.
Para quem está na Índia, eu recomendo: curta o pais o maximo que puder, aprenda com a filosofia de vida deles, entenda a cultura deles, prove a culinária deles, visite os pontos turísticos que eles têm a oferecer e que são muitos, tenha amizade com eles e seja feliz! O resto é resto...

P.S.: As fotos mostradas neste post não são 'paisagens' da Índia, são do Brasil...

8 comentários:

Anônimo disse...

Só uma palavra: AHAZOU!!!

Sim, eu tenho muita coisa a reclamar daqui, mas não fico de olhos fechados para o que acontece no Brasil não... a coisa lá é feia, aqui também, então melhor não ficar falando de 'infraestrutura'... é tudo terceiro mundo e pronto!

ju disse...

Adorei Pati.
Falou tudo e muito mais.

Anônimo disse...

Concordo plenamente!!!!!!!!!!!!
Antes de anunciarmos o lado menos pitoresco de qualquer lugar, aproveitemos o que há de bom em todos os lugares!!!!!!!!! Sou muito grata aos pucos indianos que tive a oportunidade de conhecer! Obrigada Índia, é muito confortável estar com o estrangeiro (aquele para quem sou estranha) e ser bem tratada como minha família foi...

Mayara disse...

Concordo plenamente.
Sou Brasileira e moro no Brasil sem nunca ter conhecido a Índia. E morro de raiva de quem não tem o que fazer e sair falando o que não tem certeza!! Adorei você ter comentado. A Índia é linda como o Brasil, e ambas tem partes ruins, mas isso não quer dizer que tem que fizar falando por aí!!

Unknown disse...

Só uma palavra: AHAZOU!!! [2]

Estou vivendo na India (Vapi, Gujarat) e apesar de toda a poluição e calor, eu simplesmente AMO a India.. aqui me sinto em casa, com a grande diferença de que aqui não tenho medo de sair e ser assaltada, sequestrada ou assassinada por alguma bala perdida ou por não ter dinheiro pra dar para o pivete drogado!!!!

Só tenho a acrescentar ao seu texto: SALVADOR, Bahia... sofre dos mesmos problemas aqui citados por vc!!!!

PARABÉNS pela clareza de raciocínio!

Abraços.. Teca Teka

Patricia Pelegrini disse...

Muito obrigada a todas voces pelos comentarios! Na verdade, quando escrevi este post, fiquei um pouco receiosa por receber apenas comentarios criticando o que escrevi. Mas agora descobri que existem outros brasileiros que apoiam o meu pensamento, e muitos brasileiros! E isso eh muito bom! E obrigada por participarem do meu blog! :)

Profa. Anne Winne disse...

Faço suas as minhas palavras, afinal, nós vivemos diariamente a mesma realidade... A Índia é um laboratório para a vida. Feliz aquele que tem a sabedoria de aproveitá-la.
bjs.

۞ Potira ۞ disse...

Este post é fabuloso, assim como o restante do blog.

=)