terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Dia de beleza

Uma das melhoras coisas que encontrei aqui na Índia foi o bendito salão de beleza. É lógico que aqui isso varia muito, do mais simples – como aquele em que o dono monta o salão embaixo de uma arvore e ali mesmo faz todo o serviço – ao mais luxuoso, onde se serve ate almoço durante os tratamentos. Bom, acho que todo mundo já deve ter uma noção de como são os “salões de beleza” simples; isso a televisão mostra o tempo todo. Mas os salões de gringo mesmo, ah... Esses são de primeiro mundo. E muito melhores do que muitos salões vip no Brasil.
Pois bem, explicarei como funciona: há um salão de beleza aqui que mescla os serviços de salão com os de um SPA, então tudo é voltado para o seu bem-estar, relaxamento, muita massagem e vários, vários tipos de óleos, cremes e esfoliantes. Logicamente, o serviço é mais caro do que qualquer outro salão de Nova Deli, mas comparando-se os preços com os serviços no Brasil, compensa, e muito. Quando se faz manicure e pedicure nesse salão, por exemplo, você não terá somente suas unhas cortadas e esmaltadas, e a cutícula retirada. Você recebe uma esfoliação que vai ate o cotovelo (no caso da manicure) ou ate o joelho (no caso da pedicure), seguida de uma massagem e hidratação. O tratamento das unhas, no final, acaba sendo o menos importante do processo geral manicure/pedicure. Ah! E quem faz a unhas são homens, não mulheres...
Para os cabelos, existe a hidratação habitual de todo salão, com cremes e ampolas de marcas famosas, mas também há o que eles chamam de “head massage”. Nesse tratamento, eles colocam um óleo no couro cabeludo (que pode ser de amêndoas, coco, lavanda, oliva...) e vão massageando a cabeça ate espalhar todo o óleo. Depois de massageada a cabeça e o cabelo, eles massageiam os ombros e pressionam a coluna vertebral em pontos estratégicos que te deixam babando na cadeira, pois o corpo fica completamente relaxado. Se você fizer o kit manicure-pedicure-“head massage” ganha uma massagem no corporal de brinde, pois pernas, braços, cabeça-pescoco e costas saem massageados e relaxados.
Ate mesmo o simples ato de lavar os cabelos no salão é relaxante: a pessoa que lava aproveita a aplicação do condicionador para fazer mais massagem no seu couro cabeludo. Não da pra ficar sem babar... E a escova é super-rapida: em 10 minutos a cabeleireira consegue colocar meu cabelo em ordem, incrível! Sem contar que nem precisa de chapinha para deixá-lo liso-escorrido.
Outra diferença é o modo como eles depilam a sobrancelha. Não é com cera, nem pinça; o método utilizado é uma linha, parecida com as de anzol, que vai sendo passada na região a ser depilada. Em cinco minutos a sombracelha esta limpinha, nem da para acreditar que o processo é tão rápido. E melhor, não dói tanto quanto a cera e a pinça.
Custo total deste pacote de tratamentos (manicure + pedicure + head massage + lavagem de cabelo + escova + depilação da sobrancelha)? Menos de R$ 80,00. Ai se um indiano resolve abrir um salão desses no Brasil...

4 comentários:

ju disse...

Oi Pati,

Eu te enviei um selo "Olha que blog maneiro". Depois leia no meu blog as instruções.
Estou indo amanhã pra India, nos vemos logo.
Beijos

Anônimo disse...

Ai Paty, que peeeena que eu não dei a mesma sorte que vc! Os salões aqui de Bangalore são uma m***. Talvez pq eles não saibam lidar com meus cabelos afro, rsrsrsrs. E tb nunca achei uma manicure que preste... e olha que fui só em salão chique. Outro dia fui em um salão suuuuper bem localizado e o cara quis me cobrar o equivalente a 500 reais pra fazer um relaxamento na raiz no meu cabelo. Na raiz! Putz, sou muito revoltada com esses salões aqui. Na verdade estou de planos de tentar uma massagem dessas no corpo, acho que pelo menos isso elas sabem fazer pra mim, pois meu cabelo que é bom, hahahahahah (mas não é culpa delas... afinal não estão acostumadas com meu tipo de cabelo né). Bjão.

Anônimo disse...

Olá,

Tudo bom Paty?

Sou uma fã da Índia, sonho em um dia passear e conhecer, ou até fazer intercambio na Índia. Sempre leio seus posts e acho muito legal seu blog.
Bom, tenha uma otima semana!

Até logo!

Profa. Anne Winne disse...

Eu já te propus da gente fazer uma sociedade e abrir um lá no Brasil... se vc me escutasse a gente poderia até ganhar uma grana! hehehe