quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Lavar roupa todo dia, que agonia...

Lavar roupas nunca foi meu forte e, quando vim para a India nao iria ser diferente. Mas aqui, maquina de lavar eh objeto raro e caro de consumo, e a maioria das pessoas manda suas roupas para lavar fora. Soh que o “lavar fora” nao eh uma loja “dry cleaner” (apesar de existir por aqui), mas sim, pessoas que pegam sua roupa, lavam em suas casas e depois te devolvem. Eh como nos velhos tempos em que se viam mulheres lavando roupas a beira dos rios, lagos, etc.
Logo que cheguei em Delhi, contratei uma empregada que, alem de limpar a casa, lavava minhas roupas... e na minha propria casa. Eu soh teria que comprar sabao em po e amaciante, que o resto do servico ela faria.
*Nota: aqui eh raro encontrar esses tipos de empregada. Normalmente, os servicos domesticos sao divididos em quatro categorias: as pessoas que limpam a casa, as que cozinham, as que lavam e passam roupas e as que limpas os banheiros. Devido ao sistema de castas, eh muito dificil encontrar uma empregada que se disponha a fazer duas funcoes, como a que eu encontrei. Achar uma que limpe a casa e o banheiro entao... impossivel...
A tecnica de lavar roupas aqui tambem eh muito diferente, principalmente se quem lava eh a empregada domestica: a minha, pelo menos, nao conhecia nem sabao em po, nem amaciante, lavava tudo apenas com sabao em pedra... imagine como as roupas nao ficavam depois de secarem... Com muito custo, consegui introduzir o sabao em po, que ela gostou e adotou como produto de lavagem. Mas o amaciante... nao houve argumentos que a convencesse a utiliza-lo e deixar minhas roupas mais fofinhas. Outra diferenca eh o modo como elas lavam: ao contrario de nos, meros mortais do mundo ocidental, que esfregamos as roupas com as maos para eliminar sujeira e mal-cheiro, aqui a roupa eh espancada ate a “morte”, ou melhor dizendo, ate o seu fim cruel. Sim, literalmente, as mulheres espancam a roupa. Elas batem a roupa incessantemente no chao ate que a coitada fique completamente inutilizada. Depois enxaguam e colocam no varal para secar. Confesso que perdi muitas das minhas roupas devido a esse macabro ritual que as lavadeiras utilizam. Na verdade, durante o ultimo ano, praticamente mudei meu guarda-roupa por completo, da meia ao agasalho. Nada escapa... nadinha... Sem contar que, de vez em quando, uma camiseta ou calca branca aparecia com uma bela mancha cor-de-rosa ou azul, justamente porque a empregada tambem nao sabia que pecas brancas nao devem ser colocadas junto com as coloridas...e o pior eh que nem adiantava discutir, ela lava assim desde que colocou a mao na massa pela primeira vez aos 15 anos de idade, como eh que eu tenho a audacia de dizer que nao eh assim que funciona...?!
Depois de tantos desalentos e varias roupas manchadas e perdidas, aprendi a licao: passei a mandar roupa para lavar fora (no “lavar fora” ja descrito anteriormente). Nao quero nem imaginar como eles lavam minhas roupas, mas pelo menos as recebo limpinhas (muito mais limpinhas do que antes), macias e cheirosinhas. E o melhor, passadas! As roupas brancas que antes ficavam amarelas depois de lavadas, agora voltam brancas... nao tao brancas como o branco original, mas dah para identificar que a cor eh branco... ah! e sem manchas cor-de-rosa. E as roupas coloridas ja voltam mais bonitinhas, principalmente as novas, que antes se acabavam na primeira lavada, agora podem ser utilizadas mais vezes antes de serem descartadas.
Acho que se eu fizesse um calculo do tanto que ja gastei comprando roupas novas para substituir as chacinadas pelas lavagens daria para comprar uma maquina de lavar novinha... mas isso eu tambem nao quero nem saber...pelo menos assim ando sempre na moda! :)

3 comentários:

Anônimo disse...

haha amei o post! Pois é, eu preferi fazer uma economia e comprar a máquina de lavar, já que aqui por perto as lavanderias cobram muito, muito caro pra lavar as roupas.

Não contratei empregadas porque as acho muito sujas e não confio nelas. Vou fazendo o serviço conforme consigo, com a ajuda do meu marido, mas não é fácil... tem horas que sonho em encontrar uma pessoa limpinha que se disponha a fazer todo o serviço... ai ai ai...

marcelo nogal disse...

Fiquei impolgado com os informes sobre a índia... mas será que parou por ai?

Patricia Pelegrini disse...

Calma, Nano. Estou de ferias no Brasil... de-me um tempo que eu retomo o blog com mais novidades... :)