quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Esperanca

Como diz o ditado budista: "Se vivemos de esperancas, vivemos de movimentos da alma". A palavra esperanca vem do radical ‘spe’ e significa ‘vastidao desdobrada’. O radicao em si (spe) vem do latim e siginifica desdobrar, crescer. Eh o mesmo radical que origina as palavras ‘prospero’ e ‘espaco’. Esperar eh um ato em movimento, nao estacionado, portanto, ocupa um espaco. Esperar eh ansiar por coisas boas, por aquilo que vem a florescer no futuro.
Ja perceberam que em quase todos os idiomas, a palavra ‘esperanca’ tambem eh usada como nome proprio? Em espanhol temos a senora Esperanza, em italiano a signora Speranza, do ingles a Ms. Hope, do hindi Aasha, da Franca tem-se a famosa Elizabeth d’Esperance e ate no Brasil, com a Nossa Senhora da Esperanca. Tentamos carregar a esperanca sempre conosco, nao importa se em nomes proprios, em situacoes, em momentos de duvida. A esperanca eh o que mantem os sonhos vivos, o futuro melhor, a possibilidade de ser ter as questoes respondidas e os problemas resolvidos. Esperanca, aliada ao tempo, cura magoas, doencas, saudades... e nos faz acreditar que tudo pode dar certo.
Creio que a esperanca eh a minha ferramenta principal de sobrevivencia. Sem ela, eu nao teria vindo para a India sozinha, nao teria vivido aqui por dois anos, nao teria aprendido tudo o que aprendi, visitado todos os lugares que visitei, feito as amizades que tenho. Na minha busca por coisas boas, foi mais do que coragem que me trouxe aqui. Foi esperanca. E continuo a esperar por mais coisas boas...