quarta-feira, 17 de junho de 2009

Frutinhas

Estamos no verão. E é a melhor época para experimentar frutas exóticas, bem como saborear as frutas que já conhecemos aqui na terra de Aladim. O solo e o clima da Índia devem ser muito bons para se plantar frutas, pois todas as que compro são docinhas e suculentas, principalmente as mangas: parece que estou comendo do pe! As bananas, então, são uma delicia! Não tem uma que compro que não seja doce e gostosa. O coco também; apesar de algumas vezes a água do coco não ser tão doce, a fruta em si é muito saborosa. Fazer suco de melancia aqui nem requer a adição de açúcar, e da pra comer quase uma inteira sozinha! (ate porque aqui tem umas melancias bem pequenas, do tamanho de um melão, hehe). Ate pêssegos e macas, que normalmente são frutas importadas, são gostosas. Com uma qualidade invejável, o preço das frutas na Índia tem a vantagem de serem muito mais baratos do que qualquer feira ou verdurao no Brasil. Leve 50 rúpias ao mercado e voltara com uma sacola abarrotada das mais diversas frutas (lembrando-se que a cotação de hoje esta R$1,00 = Rs 23/-).
Mas o que mais gosto é de experimentar as frutas típicas indianas. Existem três que já provei ate agora e que nunca encontrei no Brasil: o lychee, o chiku, e o karbuja (estou colocando todos os nomes no masculino porque não sei em que gênero são conjugados em hindi). E da para encontrá-las não somente na fruta em si, como também em forma de sucos, sorvetes e doces.
Semana passada teve festa do lychee no laboratório. Vou explicar: de vez em quando, alguém traz uma quantidade extremamente exagerada de frutas para o laboratório que é dividida por todos e, por isso, acaba virando festa. Já tivemos festa da manga e da melancia – duas vezes cada – agora chegou a vez da festa do lychee. A fruta é pequena, do tamanho de um limão, com uma casca grossa da cor de um morango. Da para descascá-la com a mão, e o que você encontrara dentro são gomos esbranquiçados, parecidos com o que vemos quando retiramos a casquinha das uvas. Mas o gosto é bem doce, como se você estivesse comendo morangos com muito, muito açúcar. Yummy!
O Chiku é uma fruta que se parece com um kiwi do lado de fora, da ate para confundir as duas frutas. Na verdade, o chiku é originário da América Central, mas atualmente a produção na Índia é bastante elevada. Por dentro, no entanto, é de cor amarronzada, e o gosto é de cana-de-açúcar! Se o lychee é doce, imagine o chiku! Hummm....
Já o karbuja é da família dos melões. É uma fruta muito famosa no sul da Índia, principalmente em alguns rituais religiosos, mas também é freqüente vê-la aqui no norte do pais (infelizmente, nao consegui ilustracoes). Por fora, esta fruta se parece muuuuiiitoo com aquelas abóboras que se usam nos Halloweens, só que menor. Nunca havia comprado porque sempre achei que FOSSE abóbora... Ate que descobri que era melão! Só que esse melão é de cor alaranjada e também mais doce do que os melões amarelos que temos no Brasil.
Só posso concluir uma coisa com esse post culinário: a balança vai subir!!!